quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ensaio sobre a rotina: TERAPIA DE CASAL

por Nurit Gil .


"A vida é a arte do encontro,
embora haja tanto desencontro pela vida"
(Vinicius de Moraes)

- Boa tarde, eu sou a Dra. Clarissa.
- Olá, Fernanda.
- Prazer, Fábio.
- Por favor, sentem-se. Falem um pouco sobre vocês, o que os trouxe para a terapia?
- Na verdade, eu amo a Fê. Por mim, nem precisaríamos estar aqui.
- Eu adoro o Fá, temos uma boa relação.
- É...
- Estamos juntos há cinco anos.
- É...
- Fala também, Fábio. Só eu falo?
- Quem quis vir aqui? Hein? 
- Mas você aceitou.
- Por não aguentar mais escutar reclamações.
- Viu, Dra. Clarissa? Como você pode começar a notar, ele gosta de minar minha autoestima.
- Mas ela vive reclamando. Eu não mino sua autoestima, apenas sou sincero.
- Então porque não usa sua sinceridade para assumir que não me ama mais?
- Amo sim, mas...
- Mas?
- Não quero ter filhos agora. Ponto.
- Quando você quer? Quando eu tiver cinquenta anos?
- Eu preciso de um tempo. Quero avançar na carreira primeiro, me estabilizar...
- E o meu relógio biológico? Ah, esquece, não faz parte de sua planilha...
- Dra. Clarissa, ela acha que por eu não querer filhos agora, não a amo.
- E não é? E não é?
- Não!
- Tudo tem que ser do seu jeito, Fábio.
- Não é hora, Fernanda.
- Então faz um favor, pegue esta planilha onde você projeta cada passo da sua vida, suas roupas, sua escova de dentes e saia do meu lado de uma vez por todas!
A sessão acabou. Acertaram o valor e agendaram outro horário, embora ambos insistissem que não haveria próxima vez. Saíram porta afora, seguindo caminhos distintos.
Fábio ainda olhou para trás, a tempo de ver Fernanda firme em sua opinião, caminhando decidida. Era final do dia. E ela virou de volta para ele. 
No mês seguinte, estava grávida. 
Para Dra. Clarissa, voltaram apenas para explicar:
- Não era hora. Segundo minha projeção, seria para daqui a uns três anos. E sou muito racional, extremamente firme em meus argumentos.
- E o que o fez mudar de idéia?
- Os olhos dela. Ele brilham quando cai o sol.

*Nurit Gil é uma paulista nos pampas gaúchos, formada em publicidade, mas nunca tendo exercido a profissão. Cronista de corpo e alma, a autora já trabalhou com vendas, marketing e foi mãe em tempo integral. Uma paixão? Nurit gosta de observar gente, escutar conversas, de preferência em ambientes abertos e com uma xícara de café. Sem chantilly. Semanalmente, publica nesta coluna suas impressões do cotidiano porto-alegrense. Nurit Gil está lançando seu primeiro livro, A SENHORA PERFEITINHA E OUTROS TEXTOS, em dois eventos no mês de novembro: na programação do FEIRA ALÉM DA FEIRA 2014, o lançamento será na livraria Bamboletras, no dia 8 de novembro, a partir das 17h30, com atividades para crianças; e na FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, no dia 15 de novembro, com sessão de autógrafos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário