terça-feira, 8 de julho de 2014

Com a palavra... HILDA HILST

Hilda HIlst
Minha linguagem é inovadora sim, e essencialmente poética. Não obedece a convenções gramaticais, tem outro ritmo porque não pensamos nem sentimos de forma simplesinha, organizada ou linear. Sei que não escrevo do jeito que a grande maioria dos leitores está acostumada a ler. A forma é inovadora, mas não incompreensível, dizer que sou incompreensível é bobagem. Eu escrevo em português. Tem um amigo meu (...) que recomenda que eu seja lida em voz alta.

A linguagem, para mim, é o que justifica você contar alguma coisa, porque as histórias, há milênios, são sempre as mesmas. O homem não mudou, nossos questionamentos e pavores são os mesmos, não modificamos nenhuma das nossas realidades essenciais, nossas emoções. Ainda nascemos e morremos como desde sempre, apesar da luta dos cientistas e dos místicos para alterar isso.

- Hilda Hilst foi uma das maiores escritoras brasileiras. Mais conhecida por sua poesia, foi uma grande inovadora em sua arte. O trecho acima foi extraído de uma entrevista da autora à jornalista Nádia Timm. A escritora será tema do próximo encontro do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros, em 23 de julho, com o livro de poesias Baladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário