segunda-feira, 26 de maio de 2014

Meu livro preferido é... TRATADO DE POLÍTICA

"Meu livro preferido é o Tratado da Política, do Aristóteles. Foi escrito antes de 322 a.C., que foi quando esse homem morreu. Eu o li pela primeira vez no comboio. No regional para Aveiro, acho.

Escolhi às pressas na banca de jornais da estação de comboios, porque precisava ler alguma coisa e já tinha lido os jornais no café. Era daqueles mais baratos e a ideia era jogar fora quando saísse do comboio. Mas gostei e guardei. Se guardei, é porque merece ser lido pelos leitores dessa Revista de História.

Reparei que muitos dos sistemas políticos de agora já existiam há 2.300 anos. De então pra cá, não se evoluiu muito nesse sentido. Conheci, uma vez, um homem que dizia que tinham sido extraterrestres a dar essas ideias ao Aristóteles e que, por ser preciso ser muito avançado para ter ideias dessas, nunca mais ninguém as teve. Mas não sei se acredito muito nessa teoria.

Fiz um resumo e, quando é preciso, leio só esse resumo. O meu poder negocial, patrimonial e financeiro advém da leitura de clássicos de gestão política e manipulação humana. Esta obra insere-se nesse grupo restrito de obras."

*Bruno Aleixo é personagem do coletivo de humor português Gana, formado por João Moreira, João Pombeiro e Pedro Santo. O "depoimento" foi dado à Revista de História (Brasil). Quer conhecê-lo melhor? Assista a um episódio de seu programa na TV SIC Radical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário