terça-feira, 8 de abril de 2014

Com a palavra... CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector
"Bem, escrevi várias coisas antes de publicar meu primeiro livro. Eu escrevia para revistas — contos, jornais. Eu ia com uma timidez enorme, mas uma timidez ousada. Eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo. Chegava lá nas revistas e dizia: “Eu tenho um conto, você não quer publicar?” Aí me lembro que uma vez foi o Raimundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isso de quem?” Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: Você traduziu?” Eu disse: “Não”. Ele disse: “Então eu vou publicar”. Era sim, era meu trabalho."

- Clarice Lispector é uma das mais conhecidas escritoras brasileiras. Nascida na Ucrânia, em uma família judia, e trazida para o Brasil ainda bebê, cresceu em Recife. Sua literatura é considerada única no panorama da literatura nacional. O New York Times classificou-a certa vez como o Franz Kafka da literatura latino-americana.  Além de escritora, trabalhou como tradutora de obras de Edgar Allan Poe, Oscar Wilde e Anne Rice. O trecho acima transcrito foi extraído de sua última entrevista, concedida ao jornalista Júlio Lerner, da Tv Cultura, em 1977 - veja aqui o vídeo na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário