terça-feira, 27 de agosto de 2013

Meu livro preferido é... PADDY CLARKE HA HA HA

"Cheguei até Roddy Doyle por causa do filme The Commitments, baseado em um romance dele e que conta a história de uma inusitada banda de blues irlandesa. Conhecia muito pouco daquele universo e resolvi procurar outros livros do mesmo autor. Qual não foi minha surpresa ao comprar às cegas Paddy Clarke Ha Ha Ha. Em verdade, eu já conhecia um trecho do livro e não me lembrava: uma professora havia usado em uma aula de literatura em língua inglesa. O livro tornou-se, para mim, uma das melhores narrativas de infância que conheço na literatura. A história é narrada por esse menino de dez anos de idade que aos poucos vai passando de uma visão idealizada da vida para a realidade da separação iminente dos pais. O grande mérito do livro está na forma como esse narrador é construído com perfeição: o autor consegue reproduzir perfeitamente a dicção de um menino de dez anos e, mais que isso, a forma como esse narrador se apropria de outros discursos - como as palavras pomposas que aprende de um livro com histórias de santos católicos que ele lê em seus sonhos infantis de ser missionário no Pacífico, por exemplo. É absolutamente impossível abandonar o livro depois que se consegue entender a proposta de Doyle. Paddy Clarke torna-se o nosso melhor amigo, o colega com quem corríamos pela rua atrás de pipa ou aquele que viveu com a gente o segredo de infância que jamais iríamos revelar e a idade adulta mostrou não ter importância alguma. Não há como não se identificar com seus dramas ou sua maneira de ver o mundo com dez anos de idade. Uma prova de que originalidade não precisa de grandes malabarismos narrativos ou gramaticais."

- Robertson Frizero é escritor, tradutor e professor de Criação Literária. Mestre em Letras pela PUCRS, é um dos coordenadores da Breviário Cursos, que organiza o Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros.

Um comentário:

  1. experimente também 'O furgão', que inclusive virou filme, e dos bons, 'Uma estrela chamada Henry' na mesma linha narrado por crianças de "Pady Clarke ha ha ha", ah e 'Os risadinhas', especialmente para o publico infantil, tenho todos adorei todos mas por uma serie de motivos estou me desfazendo deles, caso alguem se interesse entre em contato, tenho a trilogia tambem em ingles em edição de bolso importada. facebook.com.br/padoim ou miodap.blogpot.com ou or aqui mesmo no g+ vlw

    ResponderExcluir