terça-feira, 2 de julho de 2013

Com a palavra... SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

"Tive uma relação muito profunda com o João Cabral [de Melo Neto] e com as coisas que ele procurava. Eu não pensava muito nisso. Nuca tive muita teoria. Fui sempre uma pessoa muito antiteórica. Mas encontrei muita coisa. Quando encontrei João Cabral, ele disse-me assim: eu tenho muita admiração por si, porque você é uma poeta que usa muito substantivo concreto. (...)

Eu já tinha lido o Manuel Bandeira. Já tinha lido vários poetas brasileiros. É que nesse tempo havia uma relação muito mais próxima, sabe? Porque o mundo não estava tão confuso como agora. Sai tanto livro. Sai tanta confusão. Agora um poeta se projeta, fala-se de sua obra, não é porque escreveu livros bons. É porque tem uma boa pessoa encarregada de sua propaganda."

- Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX e a primeira mulher a receber o mais importante prêmio literário da língua portuguesa - o Prêmio Camões, em 1999. A data de hoje marca os nove anos de morte da escritora. O trecho acima foi extraído de uma entrevista sua a Maria Maia, publicada no Jornal de Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário