segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meu livro preferido é... O SENHOR DAS MOSCAS

GOLDING, William.
O Senhor das Moscas.
(Ed. Nova Fronteira)
"Não havia biblioteca na minha cidade, mas no início dos anos 1960 a biblioteca vinha até nós. Uma vez por mês uma van verde estacionava em frente à nossa pequena escola. (...) A motorista-bibliotecária era uma senhora que gostava de crianças quase tanto quanto gostava dos livros, e estava sempre disposta a dar uma sugestão de leitura. Um dia, depois de me ver por vinte minutos puxar livros da prateleira de JOVENS LEITORES e devolvê-los em seguida, ela perguntou que tipo de livro eu procurava. Pensei bem e daí fiz uma pergunta - talvez por acidente, talvez por intervenção divina - que mudou toda a minha vida. 'A senhora tem alguma história sobre como as crianças realmente são?'. Ela pensou e foi até a estante de FICÇÃO PARA ADULTOS, e pegou um livro fino de capa dura. 'Tente este, Stevie', ela disse, 'e se alguém perguntar, diga que você achou sozinho, senão eu posso ter problemas'. O livro era 'O Senhor das Moscas', de William Golding. (...) Eu já tinha lido livros para adultos antes, mas nada que tivesse sido escrito sobre crianças para adultos. Eu não estava preparado para o que eu descobri naquele livro: a perfeita compreensão do tipo de seres que eu e meus amigos éramos aos doze e treze anos (...). Podíamos ser bons? Sim. Podíamos ser gentis? Sim. Mas podíamos nos tornar, em um instante seguinte, pequenos monstros? Sem dúvida. E nos tornávamos. Pelo menos duas vezes ao dia e muito mais frequentemente nas férias de verão, quando éramos deixados ao nosso bel prazer. (...) Ao menos que eu me lembre, esse foi o primeiro livro com mãos - fortes mãos que saíram das páginas e agarraram-me pela garanta. Eu disse para mim mesmo: isso aqui não é entretenimento; é vida-ou-morte."

  - Stephen King é um dos mais prolíficos e bem sucedidos escritores de um gênero que é muito amado mundo afora, ainda que visto com reservas pela academia - o terror e a ficção científica. Vários textos de King foram adaptados para o cinema e televisão. Em 2013, um de seus mais emblemáticos livros, Carrie, a Estranha, ganhará sua terceira versão cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário