quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dentro do livro, uma cidade de insurgentes

A equipe da Sapere Aude! Livros encontrou recentemente, dentro de um dos livros raros que chegou para venda na loja, um postal antigo da cidade francesa de Gordes que servia como marcador de livros.

Vila fundada por celtas, Gordes é uma cidade localizada nas montanhas de Vaucluse, no vale do Calavon, próxima a Avignon e à região da Côte D'Azur. Ainda se pode ver pela cidade vestígios da ocupação romana, da invasão árabe, do mosteiro beneditino construído ali no século VIII e do castelo erguido no século XI. Mas ao longo da história, Gordes ganhou fama de ser uma cidade de insurgentes por conta de dois episódios: sua oposição ao centralismo francês depois da anexação daquela região ao reino da França, no século XV, e por ter sido importante foco da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. 

Gordes e o vale que a circunda
A pequena cidade também foi moradia, por alguns anos, do pintor Marc Chagall, do ex-presidente francês François Mitterand e do cineasta brasileiro Walter Salles - certamente atraídos pela tranquilidade do lugar e pelas belas vistas da cidade, localizada sobre um morro, para o vale que domina a região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário