segunda-feira, 22 de abril de 2013

Meu livro preferido é... HAMLET, de William Shakespeare

HAMLET, de W. Shakespeare (L&PM)



Posso dizer sem nenhum arrependimento que meu livro predileto é Hamlet. Como se sabe, é uma tragédia escrita por William Shakespeare entre 1599 e 1601. Para mim, como leitora e professora, é sempre um prazer poder falar sobre essa obra. Minha edição é de 1998, um pocket da L&PM com tradução de Millôr Fernandes, do tempo da faculdade de Letras e está com as anotações, marcações e comentários que eu ouvia, lia e as colocava ali, no rodapé das páginas para que eu não esquecesse cada coisa que eu considerava interessante. É um livro de estimação. É a história preferida.  Mas vamos à trama: as ações se desenvolvem em torno da vingança e tentativa de reorganização dos valores que Hamlet, o filho de um pai assassinado tenta promover no reino usurpado do mesmo pai morto.  Gertrudes, a mãe; Cláudio, o tio e assassino; Ofélia, a namorada; Polônio, pai de Ofélia e um articulador; Horácio, melhor amigo de Hamlet: são essas as personagens que constroem e distribuem, entre outras tantas, os movimentos de Hamlet. Ele deseja cumprir a vingança exigida pelo espírito do pai que teve o trono da Dinamarca roubado pelo irmão. Instauram-se prenúncios de loucura nas falas de Hamlet, articulam-se modos de uma revanche que destrua o caráter falso e hediondo das ações de Cláudio. A morte abate-se sobre Elsinor. O que me fascina nessa tragédia é justamente o pensamento controverso, confuso e ao mesmo tempo tão articulado do príncipe. Um estudante de Wittenberg, um homem das letras e não das armas, astucioso e ao mesmo tempo passional, movido pelo amor e rancor pela morte do pai. Um processo de desconstrução e reorganização de mundo. Ao final, ele morre, assim como todos os seus alvos de vingança. Só resta Horácio, o melhor amigo, a quem fica a missão de manter a verdade sobre suas ações. O resto é silêncio."



Gabriela Silva é professora de Literatura na UFCSPA. Doutora em Letras pela PUCRS, é uma das coordenadoras da Breviário Cursos e do Sarau das Seis. O que mais admira na Sapere Aude! Livros é o acervo variado. E adora a loja, que acha elegante, bonita...


Nenhum comentário:

Postar um comentário